Meia Hora Sonora

Numa noite fria e chuvosa de setembro, a cantora Sonya Ferreira, do Quarteto em Cy, nos “recebeu” em sua casa, em Araras, no Estado do Rio, para uma longa conversa sobre sua vida e carreira. Passeamos por momentos de sua infância – seu primeiro “cachê” aos quatro anos de idade, cantando sucessos de Angela Maria no Vasco da Gama – até reminiscências menos conhecidas, como sua carreira de Professora da Escola Parque. E, claro, passamos por dezenas de músicos e artistas que fizeram – com sua participação – a história da arte nesses mais de cinquenta anos em que sua voz nos encanta. Ouçam-na contando como conheceu Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho, Oduvaldo Viana Filho, o Vianinha, e até o filho do John Lennon, entre tantos outros. O bate papo foi com Adriana Heluy e Jason Prado, via zoom. Publicado em 12 de dezembro de 2020.
Rosely Maximo e Adriana Heluy conversam com o vencedor do nosso Festival de Música Online de Niterói pelo Voto Popular: Vinícius Oliveira. Transmitido ao vivo em 03 de dezembro de 2020.
Rosely Maximo e Jason Prado conversam com o Vencedor do nosso Festival de Música Online de Niterói pelo Voto do Júri: Victor Nogueira. Transmitido ao vivo em 25 de novembro de 2020.
Adiana Heluy e Jason Prado conversam com o músico Bruno Migliari. Bacharel em Contrabaixo pela UNI-Rio e atuante nos campos da MPB, do Pop-Rock e do Jazz, Bruno acompanha o cantor, compositor e guitarrista Frejat desde 2001, tendo participado de todas as tournées e dos projetos-solo do artista até hoje. Desde 2013 acompanha também a cantora Simone, e é baixista no programa The Four, da TV Record. Tem 3 álbuns pessoais gravados: “11 Cabeças” (8VB, 2004), “Amicizia”(em parceria com o guitarrista Chester Harlan – 8VB, 2007) e “Bicho Músico” (8VB, 2018). No campo da música instrumental, lidera o quarteto Notre Jam, e no âmbito da música pop, o quinteto Pedigree Dogs. Já gravou e tocou – tando no Brasil como no exterior, com os melhores intérpretes brasileiros: Ana Carolina, Milton Nascimento, Maria Gadú, Barão Vermelho, Lobão, Leoni, Paulinho Moska, Marcos Valle, Lulu Santos, Orlando Morais, Ellen Oléria, Fernanda Abreu, Isabella Taviani, Rita Benneditto, Susanna Stivali, Roberta Sá, Denise Reis, Avi Wisnia, Lokua Kanza, Vander Lee, João Sabiá, Orquestra de Música Brasileira. Orquestra Popular, LiberTango, Ricardo Leão, Leandro Braga – entre outros. Atuo como baixista (toco baixo acústico, baixo elétrico e baixo fretless), arranjador, compositor e diretor musical. Uso baixos elétricos NZaganin e MusicMaker, cordas Elixir e cabos Santo Angelo. Publicado em 22 de novembro de 2020.
Em uma conversa bem-humorada com Rosely Maximo e Adriana Heluy, o pianista Fernando Merlino fala dos 44 anos de carreira, que reúne 12 CDs gravados, um Prêmio da Música Brasileira como produtor e arranjador no disco de Leny Andrade e outras várias indicações para prêmios de música na categoria instrumental. Fernando Merlino acompanhou grandes artistas e tem muita história boa pra contar! Publicado em 05 de novembro de 2020.
Dona de uma voz meiga e gentil – que empresta a personagens como Cristina Yang e a Betty, de Toy Story em suas versões nacionais – Telma nos conta sua história desde que deixou Presidente Venceslau, no oeste paulista, para estudar órgão no Rio de Janeiro. A cada minuto a conversa nos revela novas facetas da arte, da força e do compromisso ético que tomam conta de sua vida, passando pelos curiosos caminhos que a tornaram essa estrela multimídia: livro publicado, CD nas plataformas, shows internacionais, e muitos projetos para o pós Covid. Publicado em 2 de novembro de 2020.
Rosely Maximo e Jason Prado conversam com a cantora e (agora) compositora Camilla Marotti. Também atriz e modelo, Camilla começou a carreira nos musicais e no cinema, e em 2019 participou do programa The Voice, quando impressionou a todos com seu timbre e recursos vocais. Há dois anos apresenta tributo a Aretha Franklin com a banda Four Plus One e abriu o ano de 2020 com show solo cantando músicas das maiores divas americanas, sempre com casa lotada. A pandemia interrompeu os shows mas Camilla se descobriu compositora: o primeiro single autoral – “Respira” – será lançado no próximo dia 23 de outubro. Publicado em 19 de outubro de 2020.
Adriana Heluy e Rosely Maximo conversam com a cantora Vania Abreu. E trazem para esse programa muito mais que a musicalidade dessa artista de voz suave e leve sotaque baiano. Vania também fala de sua carreira, mas nos diz muito mais de suas lutas, de seus planos e esperanças, de seu lugar de mulher nesse começo de século. Fala também de suas escritas, do orgulho que tem do trabalho que fez com Riachão – inclusive um livro infantil – e dos planos que vem traçando para esse lugar desconhecido para o qual todos caminhamos: o mundo sem pandemia. E brinda a todos cantando à capela Meu Sotaque, música composta por Marcelo Quintanilha para aplacar sua indignação com a iniquidade. Publicado em 30 de setembro de 2020.
Rosely Maximo e Adriana Heluy conversam com a cantora, compositora, pianista, flautista, arranjadora e produtora musical Eliane Salek, artista que atua com grande talento em vários gêneros – brazilian jazz, música popular e clássicos. Formada em Piano e Flauta e com mestrado pela Unirio, Eliane integrou por 19 anos o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente compõe o Eliane Salek Trio, com seu filho, o baterista Fabiano Salek, e o contrabaixista Rômulo Gomes, preparando um novo EP para os novos tempos que virão por aí. Publicado em 29 de setembro de 2020.
Rosely Maximo e Adriana Heluy conversam com a compositora e intérprete Carioca de Vila Isabel. Ex-aluna de teoria musical e canto na Escola de Música Villa Lobos do Estado do Rio de Janeiro, Lenna começou sua carreira em Festivais Universitários nos idos dos anos 1970/80. Como intérprete de grandes compositores e de suas composições, fazendo shows em vários teatros no Rio de janeiro nessa época. Fez parte de várias bandas e Orquestras, muitas bem conhecidas do público carioca, como a do Maestro Cipó, Tabajara, Cuba Libre e Manhatan Society, entre outras. Em 1996 fez o projeto “Antes arte do que tarde”, com o apoio da gravadora Camerati. Gravou um CD com pérolas da MPB intitulado “Lenna Pablo até aqui…” interpretando músicas conhecidas de Tom Jobim, Joao Donato, Ivan Lins, Angela RoRô, Johnny Alf e uma musica inédita intitulada “N’alma”, feita especialmente para ela pelo seu mentor musical Cassiano. Trabalho que marcou sua Carreira como intérprete. O êxito desse CD foi tão grande que foi indicado a concorrer o prêmio SHARP de música brasileira na categoria de Intérprete revelação do ano de 1997, abrindo portas para sua carreira na Europa, onde passou a viver em vários países como Portugal, Espanha e Marrocos, no norte da África. Publicado em 23 de setembro de 2020.
Adriana Heluy e Jason Prado conversaram com o músico instrumentista Jimmy Santa Cruz. Contrabaixista com uma longa trajetória ao lado de grandes artistas – ele tocou com Cauby Peixoto, Elza Soares, Eliana Pittman entre vários – e nas melhores casas noturnas do Rio, Jimmy é, também, um animado e impagável contador de histórias. Publicado em 17 de setembro de 2020.
Rosely Maximo e Adriana Heluy conversam com o cantor, compositor e produtor cultural carioca radicado na França. De Lyon Cesar nos conta como se transformou num produtor de multi talentos, promovendo a música, a capoeira e outras brasilidades no coração da Europa. Ao som de duas composições de seu CD Trem Bala (2003) – Não jogue com meu coração na abertura, e Enquanto a neve cai, na despedida – Cesar fala de carioquices e de sua paixão pelo Rio. Publicado em 15 de setembro de 2020.

Maria Helena Ribeiro e Jason Prado conversam com o compositor, arranjador e multi instrumentista. Inquieto e criativo seriam as palavras para definir Rodrigo Lessa, que nesse programa nos conta como foi o ressurgimento do Choro, enquanto gênero, na música brasileira. A conversa passa pelo grupo Nó em Pingo D’água e o CD Sambantologia; a formação do Pagode Jazz Sardinhas Club, e chega até os dias de hoje, em sua parceria com Manu da Cuíca no álbum Rueira, de Marina Iris, e chega ao Palavra Alada, seu último disco solo, e se encerra com a preciosa Rala Coxa, do CD Das ilhas mestiças. Publicado em 10 de setembro de 2020.
Jason Prado conversa com a cantora, vocalista e atual Presidente do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro, Luna Messina. O bate-papo passeia por sua infância nas ruas desertas do Rio de Janeiro nos anos 1960, visita seus ancestrais músicos no início do século XX, e vem até sua atuação como defensora do trabalho dos músicos fluminenses. E, é claro, apresenta seu último trabalho, Sambas do Meio do Ano, em parceria com grandes nomes da música brasileira: Paulo Malaguti Pauleira, Domingos Teixeira, Paulinho Brandão e Serginho Castanheira. Publicado em 10 de setembro de 2020
Maria Helena Ribeiro e Jason Prado conversaram com Igor Eça, multi instrumentista, cantor, arranjador e compositor, filho do grande mestre Luizinho Eça e enteado do diretor de teatro e televisão Domingos de Oliveira. Com uma “entrada especial” de Dulce Lobo, sua companheira e produtora cultural, Igor fala desde seus primeiros acordes, na banda Pedra Bonita, no começo dos anos 1980, até os seus últimos projetos: Avenida Samba Canção, onde ele cria novos arranjos para samba-enredos escolhidos a dedo; Nas notas de Luiz Eça, com os arranjos memoráveis de seu pai; e Música na Esquina, que começou no final de 2019 com Renato Aroeira, tocando na esquina da Rua Dias Ferreira com a Avenida Ataulfo de Paiva. Publicado em 9 de setembro de 2020
Rosely Maximo e Adriana Heluy conversam com o cantor e compositor nascido em Jundiaí e criado em Campinas (SP). Claudio Nucci veio para o Rio em 1971 com os pais, e logo fez as amizades que atravessaram sua carreira: Cláudio Infante, Zé Renato, Zé Luís Oliveira, Mú Carvalho, dentre muitos outros. No ano seguinte, conheceu Luiz Fernando Monteiro Gonçalves, seu grande parceiro, com quem compôs canções memoráveis como “Meu Silêncio (Velho Companheiro)”, gravada também por Nana Caymmi. Participou do grupo Semente, da banda Zil, fundou o “Boca Livre”, e construiu uma carreira solo muito produtiva, com grandes parcerias. Claudio compõe desde os 12 anos de idade, tem muitos CDs lançados e participou como intérprete convidado de discos de Edu Lobo e Chico Buarque, Guinga, SongBooks de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Ary Barroso, Djavan e Chico Buarque, bem como no CD premiado com o Grammy-93, “Brasileiro”, de Sergio Mendes, ao lado de Guinga e Carlinhos Brown. Cláudio se mantém ativo compondo, cantando, interpretando e produzindo com artistas de novas gerações. Publicado em 8 de setembro de 2020.
Rosely Maximo e Adriana Heluy conversam longamente com a cantora e compositora curitibana. Trazendo memórias que remontam ao saudoso Albino Pinheiro e seu projeto Seis e Meia, atravessam a noite carioca e alcança as lives em tempos de pandemia, onde Ninah conduz um imperdível “Cabaret” nas suas redes sociais. Assista e ouça essa imperdível conversa recheada de música. Publicada em 3 de setembro de 2020.
Adrana Heluy e Jason Prado conversaram com Misael Barros, Alexander (Sasha) Raichenok e Tico de Moraes, respectivamente o baterista, saxofonista/pianista e guitarrista/cantor e band leader do trio. Numa conversa com pouca música – mas com muito estilo, cerveja, risadas e revelações. Publicado em 2 de setembro de 2020.
Rosely Maximo e Adriana Heluy conversam com o cantor e compositor carioca em uma noite fria e chuvosa de agosto, num clima deliciosamente descontraído e divertido. Entre lembranças de personagens que marcaram sua vida – como o diretor de Tv Jorge Fernando, os cantores Emílio Santiago e Sade, entre tantos outros – e trechos de músicas, João presenteia os ouvintes com sua energia inesgotável e contagiante, ilustrada pelo belíssimo clipe que gravou com Suely Mesquita a bordo de um fusca vermelho, cantando Corrente, de Chico Buarque. Um vídeo imperdível com violão, guitarra e arranjo de André Agra, baixo de Carlos Cesar Motta, teclado de Rannieri Oliveira e preparação musical de Jorge L. Cardoso. Publicado em 1º de setembro de 2020.
Adriana Heluy e Rosely Maximo conversaram com a cantora, compositora e atriz alemã Nina Ernst sobre seu CD Nina canta Tom Jobim, suas parcerias com Tico de Moraes e Gustavo Baião, sua amizade com Marcio Lott, seus shows pelo Brasil e suas incursões pelo Forró e o Samba. Nina nos brinda com um belíssimo vídeo cantando Desarvorar à beira-mar na Europa, e um samba bem brasileiro. E fala de sua participação numa peça de teatro do grupo paulista Os Satyros, “A arte de enfrentar o medo”, criada para os tempos de pandemia: transmitida ao vivo pelo Zoom. Publicada em 30 de agosto de 2020.
Maria Helena Ribeiro e Rosely Maximo conversam com o pianista, acordeonista e professor Marcos Nimrichter. Nascido em Niterói, Marcos começou a tocar aos quatro anos de idade. Apresentou-se profissionalmente aos treze, e desde então só acumula sucessos: já se apresentou para grandes plateias em praticamente todo o mundo, participa de vários grupos musicais e lidera o seu Marcos Nimrichter Trio$. Assista ao bate papo e ouça trecho de duas de suas mais marcantes performances: o arranjo que fez para a música Garçom, de Reginaldo Rossi com seu trio, e à sua participação no acordeon, tocando o adágio do Concerto para Acordeon, de Ragamés Gnattali com a Orquestra Sinfonia Brasil. Publicado em 29 de agosto de 2020.
Rosely Maximo e Jason Prado conversam com Zé Luiz Maia, contrabaixista com longa e bem sucedida carreira, integrante do Galo Preto que já se apresentou ou gravou ao lado de grandes artistas, como Bebel Gilberto, João Nogueira, Elza Soares, Martinho da Vila, Paulo Moura, Al Jarreau entre outros. Filho de Luizão Maia e primo de Arthur Maia, Zé Luiz fala do disco (e nos apresenta) Tal Pai, que produziu com músicas de seu pai. Fala também de suas memórias de família, de suas andanças pelo mundo, e de sua atuação como Diretor do Sindicato dos Músicos. Publicado em 27 de agosto de 2020
Rosely Maximo conversa com a cantora e compositora piauiense sobre sua vida e sua carreira; suas músicas e livros; relacionamentos e a vida cultural brasileira; direito autoral e plataformas digitais; ativismo e empoderamento feminino; os programas que Patrícia desenvolve na web com cantoras e escritoras (Minas Sonoras, Faxina Geral…) e sua obra mais recente, que em suas palavras, a representa em seu todo: dois deuses e eu. Que ela toca e canta para os ouvintes da Sonora. Publicado em 26 de agosto de 2020
Rosely Maximo e Adriana Heluy conversam com Jane Duboc, num passeio desde sua infância em Natal, seus primeiros passos na música, seus grandes sucessos, o filho Jay e a vida na pandemia. Falando de seus amigos, suas parcerias, seus projetos e de seu fã clube, que há 37 anos acompanha os seus passos atenta e carinhosamente. Publicado em 25 de agosto de 2020
José Maria Braga e Jason Prado conversaram com a cantora, compositora, instrumentista e produtora musical Nilze Carvalho. Uma conversa que começa no cavaquinho de seu pai, Cristino Ricardo, fala de seus shows, ainda na primeira infância, e nos conta como ela se tornou essa premiada intérprete, de voz doce e suave. A conversa roda o mundo, passando pela Itália, Japão e Las Vegas. E termina nos brindando com três músicas maravilhosas: Choro de Menina, Barracão e Teco-Teco. Publicado em 20/08/2020
Adriana Heluy e Jason Prado conversam com o poeta, compositor e artista plástico Felício Torres, autor de A bordadeira da canção, Samba à beça e O coração é um lugar bonito, entre outras tantas, em parceria com Tico de Moraes e Claudio Nucci, por exemplo. Numa conversa que passa por poetas e poesia, capas de discos e artistas, passado, presente e futuro da música. Publicado em 19/08/2020
Rosely Maximo e Jason Prado conversaram com a premiada violonista baiana Jana Vasconcellos, colhendo as histórias de sua formação musical ainda no colo de seu pai e atravessando sua carreira nos palcos. Assista a um trecho de seu premiado vídeo Voo Livre, e veja-a tocando dois de seus grandes sucessos: Solar da Lagoa, de sua autoria, e sua interpretação ao violão de Qui nem jiló, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Publicado em 18/08/2020
Rosely Maximo e Jason Prado conversaram com o cantor carioca num papo descontraído pela web, sobre a influência de sua família (repleta de músicos de renome), sobre sua carreira, seus discos e seus shows. Falaram de Frank Sinatra, do céu de Correas, de fotografia e do curso de jornalismo da PUC-Rio. João nos brinda com sua interpretação de Blue Moon – bem a propósito da Lua de Prata desse agosto de 2020 – onde canta com arranjos e piano de seu padrasto Gilson Peranzzetta, acompanhado por Zeca Assumpção no baixo e Ricardo Costa na bateria. E encerra sua versão de Summertime – um dos maiores sucessos de George Gershwin – à capela. Publicado em 14/08/2020
Rosely Maximo e Adriana Heluy conversam com a cantora, jornalista e produtora musical Marianna Leporace. Com doze CDs lançados e passagens pelo teatro, Marianna nos conta sua trajetória nos grupos vocais Ouroba e Folia de 3, os bastidores da gravação do disco solo Interior, as músicas lançadas no Japão com o produtor Kazuo Yoshida e as parcerias com grandes compositores. Ativista em prol da cultura brasileira, criou o coletivo Meu Caro Amigo Chico Buarque e desenvolve um EP em homenagem ao poeta Federico Garcia Lorca com o compositor Felipe Radicetti. Venha ouvir as muitas histórias dessa “usinas de ideias”, que prepara o novo CD Samba em Família e inovou na quarentena, trazendo seu programa “Marianna Leporace Convida”, que fazia na rádio Roquete Pinto, para o formato “live” no seu canal no Youtube. Publicado em 11/08/2020
José Maria Braga e Jason Prado conversaram com a cantora Clarisse Grova sobre sua carreira, sua experiência no período áureo da noite carioca e sobre seu trabalho como professora da Escola de Música Villa Lobos e preparadora e muitos dos futuros cantores brasileiros. O programa foi ao ar ao vivo no dia 06 de agosto de 2020 e esta é uma versão editada, apenas para ajuste de algumas falhas de transmissão. Publicado em 08/08/2020
Adriana Heluy e Rosely Maximo conversaram com Crikka, talentosa cantora que também é compositora, violonista, arranjadora e diretora musical. Com uma carreira musical iniciada no grupo vocal Garganta Profunda, há pouco mais de 30 anos, Crikka já se apresentou em vários países da Europa, gravou diversos discos e está produzindo mais um, que deve ser lançado em breve. Nesse Programa ela fala sobre sua carreira, sobre Rock e seu trabalho com músicas de Rita Lee, sobre Elisa Queirós e Marina Lima, e sobre parcerias com músicos, entre outras tantas coisas. Publicado em 04/08/2020
Adriana Heluy e Jason Prado conversaram com Julio. Bacharel em Saxofone, Mestre e Doutor em Música pela UFRJ, Julio é professor daquela Universidade, onde dirige, ainda, a UFRJazz Ensemble, uma Big Band de muita responsabilidade. Entre planos, filhos e cães , Julio nos mostra um pedaço de seu último trabalho enquanto desfia sua hiperatividade que resulta em múltiplos projetos em andamento: três livros, shows, gravações, games, lançamentos… E fala muito de Jazz. Seja nosso convidado para essa conversa descontraída com Julio Merlino.
Adriana Heluy e Jason Prado conversam com Kiko Continentino e Lucynha Lima. Mais que uma dupla de músicos, um casal extremamente afinado! Ele é pianista, arranjador e tecladista com uma das bagagens mais consistentes da música brasileira – já se apresentou em todos os cantos do mundo, do prestigiado Carnegie Hall, em NY, ao Festival de Montreux, na Suíça. Atualmente toca ao lado de Milton Nascimento, Azymuth, o Continentrio (com seus irmãos) e o Sambajazz Trio. Mas já se apresentou com os maiores nomes da MPB – Gilberto Gil, Chico Buarque, Edu Lobo, Emílio Santiago… Uma constelação invejável de estrelas. Ela é cantora, educadora musical, preparadora vocal e regente de coral. Especialista em canto popular, há anos vem atuando em projetos ligados ao choro, samba, bossa e jazz. Possuem vários projetos juntos, principalmente agora, em tempos de pandemia e confinamento. Realizam diversas Lives semanais, e acabam de produzir alguns shows sobre o poetinha, homenageando os 40 anos de partida de Vinícius de Moraes. Mas, nessa Meia Hora de sessenta minutos, nós não conversamos só sobre música. Eles falaram de seus planos, de suas carreiras, mas falaram também sobre como se conheceram e tornaram seus sonhos comuns. Dos filhos. E principalmente do pai do Kiko, Mauro, um personagem encantador que pretendemos trazer, futuramente, para os nossos ouvintes.
Rosely Maximo e Jason Prado conversam com o cantor, violonista e compositor Fred Martins, músico brasileiro nascido em Niteroi, formado em Brasília e consagrado dos dois lados do Atlântico. De sua casa em Lisboa, onde mora há anos, Fred nos recebeu para falar da sua estrada, suas influências e, principalmente, de suas letras: suas canções são verdadeiros poemas, repletos de harmonia e melodia. Com sete discos gravados e um novo – Ultramarino -, aguardando apenas o fim da pandemia para chegar ao mercado, Fred tem uma produção intensa, da qual nos dá uma pequena mostra em dois vídeos inseridos nesse programa: um show em que se apresenta ao lado de Jaques Morelenbaum em Portugal, cantando Por um fio, e uma apresentação de Novamente, ambas de sua cêpa.
Adriana Heluy e Jason Prado conversam com a cantora e compositora carioca Morana Silveira, autora da premiada O Tom do Rio, entre outros sucessos. Morano nos recebeu em casa para falar de suas experiências no palco com Tim Maia, Evandro Mesquita e Luís Melodia. Da experiência marcante de se apresentar no Instituto Cravo Albin, no Morro da Urca, e de suas afinidades eletivas com o Blues.
Rosely Máximo e Jason Prado conversam com a cantora e compositora fluminense Lu Oliveira, dona de um timbre belo e sofisticado, carregado de alma, segundo ela, herdadas de sua ascendência portuguesa. Falando de sua carreira, de seus discos e cantando duas músicas à capela para nossos ouvintes / espectadores, Lu encerra convidando para suas lives, às quintas-feiras em suas redes sociais.
Adriana Heluy e Jason Prado conversam com o grande intérprete da MPB Leonel Laterza, mineiro de Uberaba radicado em Brasília. Com dois CDs e um DVD gravados, Leonel lançou, no último dia 5 de junho o Álbum Delicadeza, com músicas de Dori Caymmi sob direção e arranjos de Pedro Vasconcellos, já com grande sucesso nas plataforma digitais. De sua casa, em meio ao isolamento social, Leonel fala de sua carreira, do Zíngaro Trio, que integra ao lado de Tico de Moraes e Rogério Midlej, e de grandes personalidades com quem já se apresentou, como Rosa Passos, Roberto Menescal, Fátima Guedes, Sueli Costa, Zé Luiz Mazziotti, Sérgio Santos e muito outros. Publicado em 20/07/2020
José Maria Braga e Jason Prado conversam com Diego Zangado – baterista, percussionista, educador há vinte anos, e que já tocou nos mais importantes festivais de música da Europa, Japão, Africa, América do Norte, do Sul. Também gravou e tocou com nomes como: Francis Hime, Ivone Lara, Lenine, Guinga, Miúcha, Chico Buarque, Sérgio Ricardo, Áurea Martins, Nilze Carvalho, Ana Costa, Fabiana Cozza, Elton Medeiros, Casuarina, João Cavalcanti, Yamandu Costa, Ednardo, Monarco, Wilson Moreira, Nei Lopes, entre tantos outros, faz parte do legendário grupo de choro Galo Preto, e possui um disco pela gravadora Biscoito Fino “Diálogos de um Chorão” (2011). Transmitido dia 16/07/2020
Adriana Heluy e Jason Prado conversam com o cantor, compositor e pianista Osmar Milito, conhecido mundialmente como um dos maiores pianistas brasileiros de Jazz e Bossa Nova. Com passagem marcante pelas casas noturnas mais importantes do Rio, o paulistano Osmar tocou por quinze anos no Mistura Fina, e no show inaugural do Canecão. Descontraído, Osmar Milito nos recebeu em sua casa para quarenta minutos de papo sobre a noite do Rio, sobre grandes cantores e sobre suas escolhas no mundo da música. Publicado em 15/07/2020
Rosely Máximo e Jason Prado conversam com a cantora e compositora carioca Andrea Dutra, integrante do quarteto vocal Arranco de Varsóvia e da Orquestra Lunar, ao lado de Áurea Martins. Andrea cantou no Ano do Brasil na França, no Palácio de Versailles, em 2005, e no Midem – a maior feira de música independente do planeta, em Cannes – representando o jazz brasileiro, em 2014. Publicado em 14/07/2020
Adriana Heluy e Jason Prado conversam (ouvem e assistem também) com o músico brasiliense Tico de Moraes – guitarrista, cantor e compositor com uma voz incrível, transitando por diferentes estilos, especialmente o Jazz e a MPB. Publicado em 10/07/2020
José Maria Braga e Jason Prado conversaram com o poeta e professor de biologia Victor Loureiro, autor de vários livros de poesia e colunista do jornal O Correio da Lavoura, de Nova Iguaçu. Com diversos poemas musicados por artistas como Nelson Freitas, Beto Fininho e outros, Victor contou sobre suas paixões pela música e a boemia. Publicado em 09/07/2020
Adriana Heluy e Jason Prado conversam com o cantor, compositor, pianista e arranjador piauiense Gustavo Baião, que começou a estudar música e canto aos 10 anos de idade e gravou seu primeiro álbum, “SEGREDOS DO MAR”, no verão de 2001. Generoso, Gustavo nos conta sua vida desde as férias no Rio até os dias de hoje, morando em Teresina e cantando na noite de grandes cidades do Brasil e do mundo. Publicado em 08/07/2020
Rosely Máximo e Jason Prado conversam com a cantora e compositora Elisa Queirós, dona de extensa carreira solo onde canta desde Dorival Caymmi e Milton Nascimento a Carly Simon e Neil Young. Elisa também integrou o Arranco de Varsóvia, fazendo shows com Martinho da Villa e Nelson Sargento, além de ganhar o prêmio TIM de “Melhor Disco de Samba de 2006”. Com dois CDs solos gravados, Elisa também traz a influência da música latina, desde os tempos de adolescência em que morou na Argentina e no Chile. Gravou Causa e Efeito (Leo Minax/Jorge Drexler) e Carcará (Jorge Fandermole), essa última com a linda participação do Arranco de Varsóvia. Acompanhe Elisa enquanto ela fala de sua carreira de 26 anos na IBM, de seus planos e de suas lives no Instagram, e de sua visão como ex Diretora Executiva da ABMI – Associação Brasileira da Música Independente. Publicado em 07/07/2020
Adriana Heluy e Jason Prado conversam com a cantora, compositora e violonista Fhernanda Fernandes sobre sua vida e sua extensa carreira, ao som apaixonante de sua voz e de seu violão. Publicado em 06/07/2020
Kryka Pujol conversa com músico, concertista, Mestre em música, produtor e editor musical, José Staneck, que faz de sua harmônica um instrumento de transformação. Transmitido em 06/07/2020
José Maria Braga e Jason Prado conversam com o músico cavaquinista, Alexandre Paiva, um dos fundadores do conjunto Galo Preto e do grupo Passagem de Nível. Morando em Mendes, no Estado do Rio de Janeiro desde 1992, Alexandre Paiva é responsável pelo projeto Choro e Samba na Praça, que se apresenta 52 domingos por ano no centro de Mendes, chova ou faça sol, tronando-se referência Nacional do Choro com mais de 800 apresentações consecutivas. O Programa foi ao ar numa Live às 21 horas do dia 02 de julho de 2020, e a versão transmitida está no canal como (ao vivo). Essa é uma cópia editada, apenas para equalização do áudio e ajuste de lags de transmissão.
Nesse Meia Hora Sonora Jason Prado e Rosely Maximo conversam com o cantor e produtor cultural Carlos Navas, paulistano com uma extensa, variada e bem sucedida carreira musical. Com um repertório que inclui de Ernesto Nazaré à obra infantil de Vinícius de Moraes, Carlos Navas nos brinda com O Espantalho, de Claudio Nucci e Paulinho Tapajós, cantado no modo “isolamento social” – muita arte e poucos recursos. Publicado em 30/06/2020
Nessa Meia Hora Sonora Jason Prado e Adriana Heluy conversam com a cantora e compositora carioca Rosana Sabença, grande intérprete da noite carioca, autora partindo para a gravação de seu terceiro disco e excelente contadora de histórias. Publicado em 1º/07/2020
Neste Meia Hora Sonora Kryka Pujol conversa com o maestro Thiago Santos sobre o binômio Clássico / Popular Meia Hora Sonora com Kryka Pujol toda segunda, às 16 hs. Transmitido em 29/06/2020.
Com a participação especial de Jorge Ferreira, o pai da Fotografia Sonora, Roger Hitz conversa com o Físico, Músico e Ogan, Bruno, do Barracão de São Bento, em Duque de Caxias.
Excepcionalmente, porque hoje é dia de Xangô, o Programa vai ao ar gravado.
Márcio Lott é um cantor das Minas Gerais que se encantou com a Cidade Maravilhosa nos anos 1960, depois de se apresentar numa das primeiras edições do Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho. Intérprete de grandes autores, integrou diversos conjuntos musicais e gravou a trilha de algumas novelas de sucesso pela Som Livre. Márcio nos recebeu para uma conversa à frente de sua discoteca – um tesouro com mais de 5 mil discos.

1/2 hora Sonora com José Maria Braga – toda quinta-feira, às 21 horas.
No programa de estréia, o convidado foi seu amigo e parceiro de muitos anos, Afonso Machado. Bandolinista, compositor e arranjador, fundador do conjunto Galo Preto e instrumentista com sólida carreira internacional.
Estreia do programa de Roger Hitz na Sonora: conversa com o baixista e compositor pernambucano Marcos Silva, que acaba de gravar dois clipes e se prepara para um novo disco. Com a participação especial de Jorge Ferreira, pesquisador e fotógrafo genial inventor das “fotografias sonoras”. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras às 23h30m.
Nossa primeira edição do 1/2 hora sonora foi com o guitarrista, violonista e compositor carioca Rogério Guimarães.
Transmitido ao vivo numa conversa com Rosely Máximo e Jason Prado na tarde de 13 de junho de 2020.

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário